A comunidade de práticas Coopere integra o projeto "Saúde Mental: Ferramentas para contribuir com a otimização dos processos de trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial” desenvolvido pela Sala de Situação de Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília com apoio do Ministério da Saúde.
O projeto teve início em maio de 2021 com o término previsto para junho de 2023. O projeto está dividido em duas grandes metas. A primeira é a criação da comunidade de práticas, a Coopere, voltada ao fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial.
A segunda incorpora a construção e o aprimoramento de soluções tecnológicas. O uso de ferramentas de Business Intelligence (BI) tem-se difundido como estratégia de avaliação de serviços e programas. A criação e implementação de uma ferramenta de BI que dê apoio à gestão e ao processo de trabalho nos CAPS, levando em conta seu contexto, realidade e especificidades territoriais, é importante para o melhor desempenho dos serviços e assistência prestados. Uma plataforma para análise de dados baseada em painéis de monitoramento (dashboard) para vigilância de saúde mental criada por meio da validação do modelo lógico e indicadores, construída com a participação de profissionais a fim de adequar a ferramenta às necessidades de seu processo de trabalho.